allaboutarts

Cimabue

Cimabue nasceu em Florença, Itália, em 1272 e sua procedência tem origens obscuras. Dizem os estudiosos que foi Cimabue que ensinou Giotto a pintar, e Giotto desenvolveu a abordagem naturalista de Cimabue ao pintar a forma humana.

A Madona de Santa Trinità que originalmente adornava a Igreja de Santa Trinità, em Florença, Itália, foi feita com a intenção de inspirar contemplação e admiração. Nessa obra a Virgem e o menino estão sentados em um trono ornado ladeados por anjos. Na parte inferior da obra quatro profetas olham através de uma arcada e também contemplam a imagem divina. O quadro é simples e essa simplicidade junto com a grande quantidade de ouro utilizado na pintura tornam o quadro mais visível no interior escuro da igreja. As linhas douradas pintadas com extrema delicadeza na túnica da Virgem pertencem ao estilo bizantino. Contudo, o artista colocou a figura em um espaço tridimensional demonstrado durante a Renascença.

A Madona de Santa Trinità foi feita entre 1260 e 1280, têmpera sobre madeira, e mede de altura 385 cm x 223 cm de largura e está na Galleria degli Uffizi, em Florença, Itália.

Cimabue morreu em Florença, Itália, em 1302. Curiosidade: têmpera é a consistência que se dá aos metais, especialmente ao aço, introduzindo-os candentes em água fria. (Novo Aurélio - Século XXI).


Copyright ©2000-2019 allaboutarts
Essa é uma versão do website para deficientes visuais - A versão normal está disponível em: http://www.allaboutarts.com.br


Voltar