allaboutarts

Gustave Caillebotte

Gustave Caillebotte, nasceu em Paris, França, em 1848. O artista especializou-se em colocar em seus trabalhos vistas de sua terra natal, Paris e seus arredores. Fazia, também, muitas obras com imagens da classe trabalhadora. Era amigo íntimo e patrocinador de Claude Monet, Pierre Auguste Renoir e Alfred Sisley. Caillebote organizava exposições dos impressionistas e comprava os trabalhos que eles tinham dificuldade de vender. Extrovertido e generoso, o artista deixou sua coleção para o Estado e mais 65 pinturas de artistas impressionistas. A coleção foi recusada e somente após 3 anos de negociações foram aceitas 38 obras.

Na obra Homem jovem à sua janela mostra o irmão mais novo do artista, René, que está de costa para o espectador olhando pela janela da casa de sua família, na Rue de Miromesnil 77, em Paris. A balaustrada de pedra parece que separa o mundo interior da casa e o mundo exterior das ruas. O olhar do espectador é dirigido para baixo, onde está a rua, como que acompanhando o olhar de René. O artifício utilizado de trazer o espectador para dentro do quadro, fazendo a janela emoldurar a vista torna essa obra uma das mais instigantes do artista.

A obra Homem jovem à sua janela, foi feita em 1876 e é um óleo sobre tela medindo de altura 116,2 cm x 80,9 cm de largura e faz parte de uma coleção particular.

Gustave Caillebotte morreu em Paris, França, em 1894.






Copyright ©2000-2018 allaboutarts
Essa é uma versão do website para deficientes visuais - A versão normal está disponível em: http://www.allaboutarts.com.br


Voltar