Sobre o site...Como participar...Como patrocinar...Leitura recomendada...Loja virtual...Avisos legais...Cadastro...Contato...    
  
 
Teatro de Pirenópolis
Imprimir  
Página Inicial
Atualidades
Biografias
Artigos
Especiais
Newsletter
Assinar
Colaboradores
Enviar
Como participar?
 

O Teatro de Pirenópolis, em Goiás, fica do Largo da Matriz, s/n, foi inaugurado em 1889 e é de propriedade do governo do estado. A tipologia é italiana e tem capacidade para 166 lugares. A boca de cena mede 7 m x 4 m; a profundidade de palco é de 7 m; a altura do urdimento é de 5 m e o proscênio, distància entre o palco e o público, é de 1,17,m e é reto

O idealizador do teatro foi Sebastião Pompeu Pina que comprou o terreno mas não tinha dinheiro para as obras. Mobilizou a comunidade que passou a doar prendas para os leilões que eram realizados em praça pública. Sua esposa Maria D'Abadia assava biscoitos e vendia rifas para angariar fundos. As obras duraram 12 anos e Pina ficou conhecido na cidade como "pai do teatro".

A peça que inaugurou o teatro foi "O judeu", peça de Antònio Manoel e os atores eram da comunidade. A troca de cenários nos intervalos alongavam as apresentações mas isso tornava os espetáculos um show para a família toda que levava colchões para as crianças dormirem.

Com a morte de Sebastião Pina o teatro foi fechado pela primeira vez e os herdeiros decidiram vender a casa. A população, então, passou a assistir as apresentações em praça pública.

Em 1979, a Fundação Cultural do Estado de Goiás comprou o prédio e fez as restaurações necessárias.

Em 1997, uma segunda reforma foi feita e o projeto modificou as dependências internas preservando o desenho da estrutura e fachada.

Em 1999 foi re-inaugurado e tombado como patrimònio cultural.

   

Voltar
Imprimir  
Industria Virtual...

Copyright ©2017 AllAboutArts. "Todos os direitos reservados".