Sobre o site...Como participar...Como patrocinar...Leitura recomendada...Loja virtual...Avisos legais...Cadastro...Contato...    
  
 
Maria Cristina Cavalcanti de Albuquerque
Imprimir  
Página Inicial
Atualidades
Biografias
Artigos
Especiais
Newsletter
Assinar
Colaboradores
Enviar
Como participar?
 

Maria Cristina Cavalcanti de Albuquerque nasceu em Pernambuco, em 1943. Formou-se em medicina e fez pós-graduação na Universidade Estadual de Michigan, nos Estados Unidos. Dedicou-se à pesquisa tendo se especializado em neuropsiquiatria e é responsável por grande produção científica que foram publicadas em revistas especializadas no Brasil e no exterior. Foi presidente e vice-presidente da Sociedade de Neurologia, Psiquiatria e Higiene Mental do Brasil e é membro da Associação psiquiátrica da América Latina. Paralelo à medicina, Maria Cristina conseguiu tempo para ser romancista, memorialista e professora universitária.

A médica e escritora que sempre gostou muito de pesquisar, pesquisou de quase tudo, desde crònicas familiares passando por velhos livros, escrituras, registros de batizados e óbitos chegando até a pesquisar sobre a árvore genealógica de sua família Albuquerque e Cavalcanti. Desse seu interesse pela história nasceu o romance O Magnificat: memórias diacrònicas de Dona Isabel Cavalcanti, onde faz uma fusão do arcaico com o mundo contemporàneo, 1990. Essa obra foi considerada pela crítica como o melhor romance de autor pernambucano daquele ano. Nessa obra, Maria Cristina relata, através da ótica feminina as lutas das grandes famílias pernambucanas que se envolveram nos acontecimentos históricos que marcaram a fundação daquele Estado como a Guerra contra os holandeses e a Guerra dos Mascates. Em O Magnificat, Maria Cristina narra as aventuras das grandes matriarcas da família, desde Dona Beatriz de Albuquerque, irmã de Jerònimo de Albuquerque, passando por Gertrudes Bezerra Cavalcanti de Albuquerque, Isabel Cavalcanti de Albuquerque até Leonarda, Maria e Ana de Nazaré, que na ótica romàntica da autora foram figuras femininas que realmente atuaram para mudar o rumo da história do nordeste do Brasil.

Romance publicado pela autora: O Magnificat: memórias diacrònicas de Dona Isabel Cavalcanti, 1990.

   

Voltar
Imprimir  
Industria Virtual...

Copyright ©2020 AllAboutArts. "Todos os direitos reservados".