Sobre o site...Como participar...Como patrocinar...Leitura recomendada...Loja virtual...Avisos legais...Cadastro...Contato...    
  
 
Lourdes Teodoro
Imprimir  
Página Inicial
Atualidades
Biografias
Artigos
Especiais
Newsletter
Assinar
Colaboradores
Enviar
Como participar?
 

Maria de Lourdes Teodoro, nasceu na antiga Vila Couros, estado de Goiás, dia 4 de junho de 1946.

Seu nome aparece com destaque na Literatura Negra do Brasil. Lourdes é professora universitária, pesquisadora, poeta e contista.

Em 1958, durante a construção de Brasília, mudou-se com a família para aquela Cidade onde se formou em Letras. Quando estudante começou a publicar seus contos e poesias na imprensa daquela Cidade, na imprensa paulista e do Rio de Janeiro. No CEUB iniciou carreira acadêmica como professora de Língua e Literatura Francesa. Como tese de doutorado escolheu a pesquisa "A Identidade do Homem Colonizado" consultando obras de Mário de Andrade e do martiniquenho Aimé Césaire. Nos anos 80, fez estágio na Universidade de Sorbone, Paris, em literatura comparada, onde concluiu sua pesquisa e recebeu o título de doutora em Letras. Enquanto em Paris publicou artigos e poemas nas revistas Le Soleil éclaté e Presence Africaine. Em 1988, vários de seus poemas foram publicados e incluídos na antologia alemã Schwarze Afrobrasilianische Dichhtung.

Em 1978, estreou em livro com a obra água marinha ou Tempo sem palavras, onde expressa confiança no homem, que apesar de suas fraquezas, medos e efemeridades, resiste e permanece. Esta obra está sendo traduzida para o francês. Outros poemas fazem parte da antologia biling?e (português/inglês) "Finally us/finalmente nós" (Colorado-USA, 1995).

   

Voltar
Imprimir  
Industria Virtual...

Copyright ©2018 AllAboutArts. "Todos os direitos reservados".