Sobre o site...Como participar...Como patrocinar...Leitura recomendada...Loja virtual...Avisos legais...Cadastro...Contato...    
  
 
Lima Barreto
Imprimir  
Página Inicial
Atualidades
Biografias
Artigos
Especiais
Newsletter
Assinar
Colaboradores
Enviar
Como participar?
 

Lima Barreto foi iluminador, roteirista, ator e autor do cinema brasileiro, o que o tornou um dos mais completos artistas nacionais.

Lima Barreto usou toda a sua técnica da forma mais perfeita possível em dois documentários premiados: "Painel", premiado no Festival de Punta Del Este e "Santuário", premiado no Festival de Cannes. Essas premiações levaram Victor Lima Barreto a dirigir para a companhia Vera Cruz um dos filmes brasileiros mais premiados e discutidos de todos os tempos: "O Cangaceiro".

No estúdio da Vera Cruz, em São Bernardo do Campo, Lima fez de tudo: dirigiu, fez o roteiro, fez a iluminação e atuou. O filme ganhou 17 prêmios, inclusive o Prêmio Especial do Júri no Festival de Cannes. Os 17 prêmios podem ser creditados diretamente a Lima Barreto.

"O Cangaceiro", foi o filme estrangeiro que mais lucros deu à Columbia Pictures, acima de 100 milhões de dólares. Isso sem contar que a empresa americana comprou o filme por preços baixíssimos, cabendo a Lima Barreto, na época, a irrisória quantia de 210 cruzeiros.

Dizem os que o conheceram que Lima Barreto era de personalidade difícil e um perfeccionista, mesmo quando aparecia somente como ator em filmes de terceiros. Esse fato pode ser comprovado nos filmes "Terra é sempre terra" e "Tico-tico no fubá".

Novamente voltou a ser diretor e dirigiu o filme "A primeira missa", contudo chegou a renegar esse trabalho dizendo que o filme estava mutilado. Lima Barreto abandonou o cinema e passou a viver em profunda miséria, embora tenha editado livros como "Lima Barreto conta histórias" e "Quelé do Pajeú".

Lima deixou prontos 10 roteiros. Entre eles "Um certo capitão Rodrigo" e "Inocência", que foram filmados.

Lima Barreto morreu em um asilo de velhos que foi construído em um terreno que havia sido doado por sua família em Campinas, estado de São Paulo.

   
Lima Barreto

Voltar
Imprimir  
Industria Virtual...

Copyright ©2018 AllAboutArts. "Todos os direitos reservados".