Sobre o site...Como participar...Como patrocinar...Leitura recomendada...Loja virtual...Avisos legais...Cadastro...Contato...    
  
 
"Capelinha de Melão"
Imprimir  
Página Inicial
Atualidades
Biografias
Artigos
Especiais
Newsletter
Assinar
Colaboradores
Enviar
Como participar?
 

A música "Capelinha de Melão" é um auto do Estado do Rio Grande do Norte, onde sobressaem os cànticos e danças pastoris que são realizadas no dia 24 de junho, noite de São João. Os instrumentos que acompanham os cànticos são: violão, rabeca, clarineta solista e, hoje, também, a sanfona e o pandeiro.

Um número par de moças, dança sobre um tablado ao ar livre com roupas e sapatos brancos. A cabeça é enfeitada com uma capelinha de flores de melão-de-São-Caetano em torno de um diadema de papel crespo. Cada dançarina possui uma tira longa de cetim vermelho ou azul que parte do ombro esquerdo e termina com um largo laço no lado direito da cintura.

As jovens ficam divididas em duas alas. No meio dessas alas caminha "Diana", com faixas azuis e vermelhas entrecruzadas no peito. As moças cantam e dançam, carregando uma lanterninha com uma vela acesa e uma bandeirinha com a efígie do Santo. Depois que sobem no tablado, deixam as lanternas, mas continuam segurando as bandeirinhas. São oito ou dez pares de moças, que terminam a cantoria com o estribilho: "Capelinha de melão/é de São João/é de cravo é de rosa/é de manjericão/...." . A música também é cantada pelos foliões da capela.

No final da dança, duas moças retiram o diadema da cabeça e colocam em seu lugar panos enfeitados com moedinhas de papelão dourado e ficam com aspecto de ciganas. Com uma bandeja na mão percorrem a platéia masculina pedindo esmolas. Enquanto colhem as esmolas cantam, e esse canto é respondido pelo coro das jovens que ficaram no tablado.

   

Voltar
Imprimir  
Industria Virtual...

Copyright ©2019 AllAboutArts. "Todos os direitos reservados".