Sobre o site...Como participar...Como patrocinar...Leitura recomendada...Loja virtual...Avisos legais...Cadastro...Contato...    
  
 
Picasso: Cubismo e Classicismo
Imprimir  
Página Inicial
Atualidades
Biografias
Artigos
Especiais
Newsletter
Assinar
Colaboradores
Enviar
Como participar?
 

Durante os anos da Primeira Guerra Mundial Picasso sofreu muito com a dispersão dos amigos e com a morte de Eva no inverno de 1915-16.

Embora ele nunca tenha parado de pintar e de desenvolver suas descobertas do cubismo, suas produções durante esses anos não foram tão volumosas. Na primavera de 1917 Jean Cocteau o convenceu a acompanhá-lo à Roma e desenhar cenários e costumes para o ballet "Parade" que seria apresentado em Paris naquele ano, como mostra a figura "Manager from New York", feita em 1917.

Essa viagem deu à Picasso uma nova visão para a sua arte e a visita à Itália renovou seu prazer nas formas clássicas e despertou seu interesse pela "Commedia dell'arte". Nessa ocasião ele conheceu a jovem bailarina Olga Koklova, com quem se casou no ano seguinte. Ao retornar à Paris seu trabalho fazia referências freq?entes aos assuntos clássicos, como na obra "Two Batheres", feita em 1920, uma obra em pastel medindo de altura 108,5 cm x 75,8 cm de largura e está no Museu Picasso, em Paris. Pintou, também, vários retratos de sua bela e jovem esposa e novamente mostra sua habilidade na pintura representativa. Contudo, o artista nunca abandonou o que conseguiu com o cubismo e continuou a desenvolver esse estilo de pintura com grande afinco, culminando com duas telas enormes, com variações sobre o mesmo tema. Essa obra é intitulada "Três Músicos" e foi pintada em 1921.

A outra versão desse mesmo quadro está no Museu de Arte Moderna de Nova York. Como um paralelo às pinturas cubistas, o artista pintou figuras femininas e alguns nus. Picasso enfatizava as formas femininas, destacando as partes da fertilidade e maternidade. Não importava o tamanho da tela, essas figuras sempre tinham proporções enormes.

Em 1921 nasceu o filho de Picasso e suas obras passaram a refletir esse momento de sua vida e a maternidade passou a dominar suas pinturas no estilo neoclássico. Picasso viajou durante o verão após a Guerra e visitou o Mediterràneo. Durante esse período suas pinturas mostravam objetos diversos colocados em uma janela aberta. Objetos familiares como guitarra, frutas e garrafas de vinho continuaram a ser os elementos de suas pinturas de natureza morta. Após passar por várias mudanças de temperamento, o artista chegou ao apogeu pintando telas enormes em 1924-25, utilizando as técnicas do cubismo em proporções grandiosas, os objetos e suas sombras se interligavam em grande harmonia, em cores brilhantes e com grande inventiva poética.

   

Voltar
Imprimir  
Industria Virtual...

Copyright ©2014 AllAboutArts. "Todos os direitos reservados".